Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
16
18
19
20
21
24
25
26
27
28
29
arquivos
Posts mais comentados
22
Fev
12

Devido à minha recente participação no programa Você na Tv, este assunto dos vales de desconto e de como os conseguir tem sido muito discutido. Infelizmente, do meu ponto de vista, nem sempre da melhor forma.

 

Uma vez que tenho recebido vários e-mails, e comentários (aqui e no Facebook) com situações que eu penso que não são ética nem moralmente correctas penso que devo abordar o assunto de uma forma aberta e sem tabus!

 

Então, em primeiro lugar quero que saibam que conseguir muitos vales de desconto e conseguir boas poupanças leva tempo. Bastante tempo. Não pensem que vão conseguir de um dia para o outro ou mesmo em um mês. Tudo isto leva tempo e planeamento. Ainda mais para quem tiver um orçamento muito limitado! Acreditem que é assim! Vamos conseguindo aos poucos.

 

Outra coisa que é importante esclarecer é que não vivemos nos Estados Unidos e que cá, o Extreme Couponing tal como passa no programa do TLC é uma miragem! Mas daquelas miragens muito desfocadas! Aliás para quem tiver conhecimentos de inglês fica um desafio! Pesquisem sobre o assunto em blogues americanos e vão ver que o que se diz não é positivo. Aquilo é feito para as câmaras (como qualquer reality show!) e na realidade aquelas compras com aqueles valores são feitas apenas para os programas. Aliás se não atingirem os valores exigidos pela produção não vão para o ar!! Portanto vamos moderar e não estar à espera do que não vamos ter!

 

Uma outra coisa que me têm dito é a busca por vales de desconto nas prateleiras! Há gente a ir ao Facebook deste blogue a dizer que trouxeram não sei quantos vales de um só produto para casa. Eu pergunto: Quem precisa de 10 vales de manteiga? Precisam mesmo trazer tantos e impossibilitar outras pessoas de terem acesso a eles? E quem diz manteiga, diz detergente, ou outro produto qualquer.

 

Pior ainda é o roubo (sim é mesmo esse o termo) de vales! Quero deixar claro que nunca incentivei ninguém a descolar vales das embalagens! Se os vales estão lá colados é para deixarem ficar lá. Ou então compram o produto e descontam na caixa! Mas descolar, estragar uma embalagem, e trazer para casa o vale sem trazer o produto não é correcto.

 

Ontem fui ao supermercado e deparei-me com esta visão:

 

 

Eu pergunto se é mesmo necessário roubar os vales que estavam colados aos respectivos produtos! Pior!! Roubar vales de produtos não essenciais! Portanto não me venham dizer que é a necessidade de poupança! Se não conseguem os vales e não conseguem comprar o produto de uma marca boa considerem comprar uma alternativa mais económica. E sim, para mim, estas imagens aqui não são mais do que a prova de um roubo!

 

Outra situação com que me tenho deparado é com pessoas a pedirem para digitalizar os vales de desconto que tenho para essas pessoas imprimirem em casa. A essas pessoas (que não precisam de se manifestar publicamente) eu faço a seguinte pergunta: Fotocopiam dinheiro? É que para mim os vales de desconto equivalem a dinheiro! Assim, da mesma forma que não assalto um banco nem falsifico dinheiro também não o vou fazer com os vales!

 

Desculpem mas a ética e a minha maneira de ser não me deixa pensar que estas coisas são normais e aceitáveis. Na minha opinião, devemos viver a nossa vida com um mínimo de ética e de bom-senso! Portanto, não contem comigo para estas acções pois reprovo-as completamente.

 

Além disso, penso que se estas acções continuarem (ou piorem!) a probabilidade é de as marcas deixarem mesmo de fazer este tipo de campanhas e nesse caso vamos todos ficar a perder! Acabam-se os vales e as possibilidades de poupança-

 

Portanto, da próxima vez que estiverem no supermercado pensem antes de agir e lembrem-se que não iam gostar de:

  • querer comprar um produto que tem a embalagem estragada porque alguém que apenas quis ficar com o vale;
  • querer um folheto com vale de desconto mas a pessoa que passou antes levou os últimos 10 ou 20 que se calhar nem vai utilizar.

Eu poupo bastante dinheiro mas tenho a consciência tranquila. Espero que vocês todos também!

publicado por criatividade-em-movimento às 15:54
De Lília a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:09

Concordo plenamente com a sua opinião. Uma coisa é querer poupar e esforçar-se para isso, outra é ser um oportunista sem escrúpulos Tenho visto também muitas embalagens já sem os descontos e para quem quer comprar esses produtos é chato pois acaba por não ter.
De Cátia a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:15

Olá,
estou completamente de acordo contigo. A gente com muita falta de respeito e ética  e para quê levar 10 vales de manteiga se se for preciso so usa 1 ou até nenhum pois a validade acaba e nao compram. Já vi gente com cara de lata a mandarem os outros procurarem e depois que lhe enviem para casa deles. Que procurem eles!!!!
Eu os poucos que tenho foi com esforço e paciencia de todos os dias andar a revirar a net atras deles.

De Ana Graça a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:16
Concordo totalmente com o que disse neste post! 
Eu uso vales de desconto já há algum tempo, e mesmo aqueles que recebo que são de produtos que não costumo utilizar, dou-os a quem os utiliza (como acontece a alguns vales do continente). Também fico irritada quando no supermercado se vê os produtos com os vales descolados. Inúmeras vezes que podia ter aproveitado essa promoção, pois são produtos que uso e tinham sido todos arrancados/descolados.
Acho que tem de se ter total responsabilidade no uso de vales de desconto e promoções, pois tal como queremos poupar, outras pessoas também o querem e devem! Porque todos temos os mesmos direitos!
De Teresa a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:17
Acho lamentável essas atitudes, as pessoas querem obter tudo com o menor esforço :( como já te disse sigo-te (e às outras bloggers) há relativamente pouco tempo, posso não ver muita poupança mas mais importante para mim é que tenho vindo alterar a minha atitude, estou mais moderada nas compras e acho que com o tempo vou conseguir os objectivos que pretendo.

Como tudo na vida aqui vê-se as mentalidades das pessoas.

Beijinhos***
De Anabela Certã a 22 de Fevereiro de 2012 às 18:16
Concordo completamente, uma coisa é aproveitar promoções e aprenderem como se pode poupar dinheiro, outra coisa é a ganância .... muitas vezes nem conseguem aproveitar as coisas e não só desperdiçam os vales, como impedem outros de usufruir.

Outra coisa que me irrita é : as pessoas porque vêm dizer que se poupa ou que têm um vale, esquecem-se de que é preciso trabalhar muito e perder tempo para arranjar as coisas, elas querem tudo de mão beijada......por elas tinhamos de enviar para casa delas um dossier cheio de vales, elas só tinham de desconta-los....uma coisa é dar-mos uma dica, dizer que em tal sitio se encontra tal vale.... mas não as vezes nem isso é suficiente, a mim já tiveram a lata num grupo de pedir se não me importava que me davam os dados de ser eu a preencer e pedir por essa pessoa.......ACHAM NORMAL?????????????????
De solita a 24 de Fevereiro de 2012 às 00:21
Hehehehh!!!!!!!!!!!


nÃO POSSO.
De conchita a 22 de Fevereiro de 2012 às 20:36
Mais palavras para que???
Concordo 100 % e assino em baixo!!!
Conceição
De Joana a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:22
Boa tarde.
Gosto imenso do seu blog e sigo muitas das suas dicas.
Fiquei completamente horrorizada quando li este seu post !
Será que as pessoas não têm um pingo de bom Senso?
Acho que o existe um limite para tudo!!!
Como disse, e muito bem,é preciso MUITO tempo para começarmos a ver os resultados nas poupanças. Eu falo por experiência própria.
Bjos
Joana
De Anónimo a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:36
Concordo plenamente com o seu post. Em tudo na vida temos, acima de tudo, agir com integridade: SERMOS BOAS PESSOAS VERDADEIRAMENTEE NÃO PARA INGLÊS VER...Depois de a ver no Você na TV pretendo seguir um bom exemplo e não desvirtuá-lo.
De Helena a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:38
É a eterna falta de cidadania de muita gente... 
De fernanda a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:39

O que se fala aqui, a mim ja me aconteceu. Procurei os vales da planta em 3 supermercados, já só os encontrei no Intermarché e só tinha 2.
Eu peguei nos dois que la tinham, uma vez que até ao final deste ano eu gasto bem os dois vales. Mas mesmo assim teve duvidas em trazer os dois, porque como eu teve de procurar, outros tambem o deviam de andar a fazer.
Peguei nos 2 que ia utilizar, mas ainda me senti culpada por não deixar la ficar 1.
De Vera Silva a 22 de Fevereiro de 2012 às 17:58
Estou completamente de acordo com o que diz neste post.
Espero que quem faz o que relata mude de atitude para o bem de muitas pessoas.

Aproveito para perguntar se tem recebido a revista "Para mim"?
Eu recebi até ao final do ano passado, agora não tenho recebido.
Já inclusivé pedi os cupões online e não me chegaram. :(
Não sei mais o que fazer!
Às tantas agora também se extraviam cartas e revistas para se retirar os descontos! Já não digo nada!
De Sandra a 22 de Fevereiro de 2012 às 18:04
Boa tarde

Acompanho o eu blog e acho de muita ajuda.
Concordo contigo é lamentável as pessoas fazerem isto quando provávelmente nem vão utilizar os vales de desconto. Já cheguei a ver vales desconto da Kinder mas não ia comprar e a validade deles era até ao fim do mês achei por bem não trazer uma vez que agora não iria comprar assim quem compra-se tiria lá. Acho desonesto o que fazem.
beijos para ti e boa sorte para o teu blog que gosto muito.

Sandra

pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Este post é de 2010 e já não participo em feiras d...
Boa noite. Será que me podia ajudar a encotrar fei...
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
blogs SAPO