Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
17
18
19
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Apoios
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Novidades no E-mail

Insira o seu email aqui:

Entregue por FeedBurner

arquivos
Posts mais comentados
arquivos
15
Mar
12

Comemora-se hoje e descansem que não vou aqui "despejar" toda a história de como este dia apareceu e como foi criado e tal e coisa. Quem tiver curiosidade na matéria pode fazer uma pesquisa no google que encontra muita informação. Eu deixo uma dica: se poderem leiam este artigo publicado pelo iOnline no ano passado. Vale a pena!

 

Vou antes aproveitar a data para incentivar a que todos passemos a ser consumidores mais informados, esclarecidos e sobretudo conscientes!

 

Isto tudo é o primeiro passo para conseguirmos poupar ainda mais nas nossas compras e não são. Sim porque não somos apenas consumidores no supermercado ou no shopping! Somos também em casa quando sobrescrevemos um serviço de televisão paga, um determinado pacote de comunicações móveis ou até mesmo quando fazemos um contrato de fornecimento de água, electricidade ou gás!

 

Quando não sabemos o que compramos e o que realmente pagamos pelos bens e serviços que adquirimos estamos a roubar a nós próprios. É assim que o dinheiro foge sem sabermos muito bem para onde. Temos de ver as nossas finanças pessoais como se fosse uma empresa. Onde tem de haver entradas e saidas de dinheiro mas se as saídas forem em volume superior significa que a empresa está em grave perigo!

 

É por isso que continuo a insistir que não são apenas os vales de desconto que vos fazem poupar dinheiro. É toda uma nova atitude de fazer as compras de supermercado e de reavaliação do que já se tem em casa.

 

Por isso e para quem está agora a começar, ficam aqui algumas sugestões de como podem começar a tomar consciência dos vossos gastos e assim saber como poupar. Aproveitem e vejam também os links com calma pois há muita informação detalhada lá ;)

 

As minhas dicas:

 

Se "no fim do teu salário sobra mês" provavelmente estás a viver acima das tuas possibilidades. Deves parar para analisar onde gastas o dinheiro. Podes fazer isso durante uma semana (ou mesmo um mês) onde guardas todos os talões de compra e apontas tudo o que gastas durante esses dias. Mas aponta mesmo tudo! Incluindo o café a meio da manhã, o lanchinho à tarde, a revista de culinária/carros/jogos... tudo mesmo! Depois soma tudo e vê o que gastaste! Separa os gastos por categorias (compras de supermercado, padaria, revistas e jornais, cafezinhos e lanchinhos, etc etc etc). Analisa onde estás a gastar mais dinheiro e pondera como e onde podes cortar nos gastos.

 

Se assinas revistas ou outras publicações equaciona desistir ou tenta renegociar o valor (mais dicas aqui). Podem também rever o pacote de televisão paga  ou internet que têm no momento. Outra solução é equacionar o cancelamento de alguns serviços se o corte que tiverem de fazer no vosso orçamento for muito grande (ver mais dicas aqui). A redução da potência do contador de electricidade poderá também ser uma boa opção mas vejam primeiro se é viável!

 

Para começar a poupar no supermercado é preciso método e disciplina. Se o corte tem de ser imediato eu sugiro que em família ponderem muito seriamente passar a consumir marcas brancas. São mais baratas que as outras e em muitos casos a qualidade é bastante boa. E se não gostares da marca branca xpto pode ser que gostes da zpto. É tudo uma questão de experimentar.

 

Usar os vales é outra possibilidade de poupar no supermercado mas demora o seu tempo. Primeiro têm de pedir os vales (vejam como aqui) e isso demora tempo a pedir e tempo a recebê-los em casa. Tirando alguns vales que ocasionalmente aparecem e que se podem imprimir em casa, a maioria pode demorar mais de um mês a chegar por correio! E isso com sorte porque alguns infelizmente perdem-se pelo caminho. Por isso a paciência é a palavra de ordem! Não peçam os vales a pensar que vão poupar já. Tem de ver como um investimento a longo prazo. E sim às vezes é mesmo longo porque este ano já recebi vales com validade até 2013!!

 

Estar atento aos preços! Mais do que estar atento às promoções deves saber o preço "normal" dos produtos que consomes em casa. Não é preciso saberes os preços do supermercado inteiro mas das coisas que habitualmente compras. Assim, quando chegam as promoções podes comparar se a baixa de preço é real ou não. Acontece que nem sempre são reais. Muitas vezes os produtos que aparecem em folheto estão ao preço de sempre! É preciso estar atento e não cair na tentação. Se tiverem tempo, criem um ficheiro excel com os preços que vão pagando. E não precisam de anotar no supermercado. Basta copiar do talão de compras!

 

Aproveitar as promoções (as verdadeiras baixas de preço) e juntar o vale de desconto para poupar ainda mais é a maior poupança que se pode fazer. Mas atenção apenas se precisarem ou usarem o artigo em que questão. Se não tens máquina de lavar loiça em casa não vais comprar detergente para essa função só porque está em promoção e tens vale certo? O mesmo se aplica a outras coisas. Claro que podes (se quiseres) aproveitar estas baixas de preço para experimentar marcas e produtos novos. Mas sempre sem exagero. Vê dicas de como juntar promoções com vales aqui. Os vales são para usar no momento certo e em produtos que nos fazem falta. Só assim os vales servem para poupar!

 

E claro que podem poupar também nos lanchinhos que levam para o trabalho ou para a escola em vez de ir à pastelaria comprar. Podem poupar levando o almoço numa marmita (vou falar sobre isso em breve!) e comem no trabalho em vez de ir ao restaurante todos os dias. Podem passar a ir à biblioteca buscar livros e DVD's em vez de os comprar e depois ficam na estante a ganhar pó. Podem.... tanta coisa :D

 

Podem poupar de muitas formas. Mas sobretudo devem poupar de forma a beneficiar a vossa família e de acordo com aquilo que podem fazer. Cada caso é um caso e eu não sou ninguém para vos ensinar a poupar. Posso dar algumas dicas de formas que encontrei de poupar e que funcionaram cá em casa. Se vão funcionar convosco não sei. Têm de tentar e adaptar à vossa família e à vossa realidade. E isto é um grande processo de tentativas e adaptação que nem sempre é fácil no início.

 

Boa sorte e boas poupanças!

publicado por criatividade-em-movimento às 08:37
De Carla a 15 de Março de 2012 às 15:13
Gosto deste blog. Mas às vezes ponho-me a pensar:
-eu (=nós) não bebo, não fumo, não tenho assinaturas de revistas e afins, não tenho televisão por cabo (só os 4 canais), não como fora (levo a marmita!), a potência de eletricidade não pode baixar mais, não vou ao shoping para não me perder (só quando é estritamente necessário), não vou ao cabeleireiro (apenas 1 ou 2 vezes por ano), não vou à esteticista, nem manicure (trato de tudo em casa), não vou à lavandaria nem engomadoria (também faço eu tudo!), não bebo café, por isso, não costumo ir ao café, tenho algum cuidado com os preços, tento utilizar os vales de desconto possíveis e adequados às minhas necessidades...
-como é que eu ainda posso poupar? (Sim, porque mesmo assim, estou a sentir os efeitos da crise e de 3 filhos para criar!).


Desculpa o desabafo, mas apeteceu-me mesmo comentar!
Parabéns pelo blog e continua que eu estou a gostar!!!
De Sara a 16 de Março de 2012 às 15:02
Eu já fiz algumas alterações que partilhas neste post. Fiz a minha tabela de preços de artigos de supermercado que compro com mais frequência, escolho essencialmente produtos de marca branca e ontem mudei de tarifário. Também uso a biblioteca para requisitar, apesar de comprar ainda alguns livros por ano, comecei a levar almoço de casa 2 a 3 vezes por semana e desde Janeiro que só faço compras a dinheiro. E todas estas pequenas coisas têm tido imenso impacto. Antigamente sobrava-me mês, agora sobra-me dinheiro! :D
xxx
Sara

pesquisar neste blog
 
Visitantes
estão visitantes online
Escreva!
Ganhar dinheiro
beruby.com, o portal que partilha os seus rendimentos beruby.com - Empieza el día ganando
Nas Redes Sociais
últ. comentários
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
Como te compreendo amiga,...Beijinhos,Espero por t...
Como é a receita?
blogs SAPO