Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
Apoios
Novidades no E-mail

Insira o seu email aqui:

Entregue por FeedBurner

Posts mais comentados
arquivos
13
Out
10
No passado sábado fui à Horta da Formiga fazer um curso de Compostagem Caseira que é patrocinado pela Lipor e do qual já tinha falado aqui.

Sendo muito sincera, a compostagem não me interessa muito pela simples razão que quem mora num apartamento (sem varanda snif) não tem grandes hipóteses de o fazer... e apenas por essa razão! Mas a Lipor apenas autoriza fazer os cursos de culinária a quem primeiro fizer este e como saber não ocupa lugar lá fui eu fazer o cursinho!
Além de ter aprendido alguns princípios básicos sobre a compostagem também tive a oportunidade de visitar a Horta da Formiga (integrada na Lipor) e o seu enorme jardim de ervas aromáticas! Foi bom estar em contacto com a natureza e poder tocar nas plantas, sentir-lhes o cheiro, ver os pequenos animais que lá habitam e que não prejudicam as plantas...

O que aprendi sobre compostagem? Aprendi o que se pode e não se pode colocar na caixa de compostagem! Por exemplo, não podemos colocar comida já cozinhada para não atrair ratos e moscas nem os dejectos de animais domésticos. As ervas daninhas também estão fora de questão pois as sementes não serão destruídas e isso só iria proliferar o aparecimento das ervinhas danadas :D

Aprendi também que o café atrai as minhocas que são grandes responsáveis pelo processo de compostagem e que os caracóis também ajudam bastante e que por isso devemos colocar os caracóis que aparecem nas couves dentro da caixa :D

Aprendi que temos de colocar verdes (restos de fruta, legumes, relva...) e secos (folhas secas, palha, ramos) em partes de 1 para 2 para evitar que a matéria orgânica apodreça e faça cheiro!

Por fim aprendi também que não se deve usar o composto mal o retiramos da caixa mas sim deixá-lo maturar num balde ao abrigo da chuva durante pelo menos uma semana e então usá-lo na terra.

Espero que estas dicas ajudem alguém que esteja a pensar fazer, ou já a fazer, compostagem e se poderem façam um cursinho destes porque aprende-se muito!
publicado por criatividade-em-movimento às 10:38
De dina a 13 de Outubro de 2010 às 18:04
aqui a chique :) também faz compustagem mas sem técnica :P
é mesmo atirando as saladas para uma caixa e esperar que aquilo alguma vez dê adubo :D
De Orquídea a 13 de Outubro de 2010 às 19:21
Assim demora mais... segundo disse a monitora do curso ;)

pesquisar neste blog
 
Visitantes
estão visitantes online
Escreva!
Ganhar dinheiro
beruby.com, o portal que partilha os seus rendimentos beruby.com - Empieza el día ganando
Nas Redes Sociais
últ. comentários
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
Como te compreendo amiga,...Beijinhos,Espero por t...
Como é a receita?
blogs SAPO