A minha querida amiga R. anda com dificuldades em fazer iogurtes em casa... e pediu-me dicas pois eu só digo maravilhas dos iogurtes caseiros!
Como pensei que talvez mais gente tivesse dúvidas semelhantes vou colocar aqui as minhas dicas.
- Cuidado para não aquecer demasiado o leite! Se estiver muito quente vai inibir o trabalho dos fermentos que fazem o iogurte e ele poderá ficar muito liquido.
- Uso sempre leite meio-gordo a uma temperatura morna (na bimby usem 37º). Quanto mais quente ele estiver mais probabilidade de criar soro vai ter!
- Se a mistura for feita na bimby ou no liquidificador, usar a velocidade mais baixa possível e por pouco tempo. No caso de se estar a fazer iogurtes com chocolate, bolacha ou fruta bater primeiro o leite com o ingrediente adicional e só depois adicionar os iogurtes. De preferência usar a função "pulsar" até 3 vezes ou no caso da bimby a velocidade 1.
- Para quem faz a mistura na bimby ou no liquidificador é normal os iogurtes ficarem com uma espécie de espuma em cima. Isso é produzido pelo acto de bater a grande velocidade.
- Eu tapo os copos dos iogurtes com as tampinhas antes de ligar a iogurteira. Não fecho completamente as tampas. Apenas as pouso em cima dos copos.
- Deixo na iogurteira durante 12 horas e depois vão para o frio.
- Não uso leite em pó! Dizem que fica mais saboroso ou sólido mas eu não acho que faça diferença e só encarece o produto final.
- Uso uma relação de dois iogurtes naturais para cada 800ml de leite. Não usar iogurtes cremosos se quiserem um iogurte mais sólido. E quanto mais básico for o iogurte (eu prefiro os de marcas brancas) melhor!
No fundo, fazer iogurtes é um processo de tentativa e erro. Cada iogurteira é diferente e devemos testar várias possibilidades até acertar no ponto que queremos!
Se tiverem outras perguntas estejam à vontade para perguntar ;)