Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
17
19
20
21
arquivos
Posts mais comentados
11
Jul
11
A minha querida amiga R. anda com dificuldades em fazer iogurtes em casa... e pediu-me dicas pois eu só digo maravilhas dos iogurtes caseiros!
Como pensei que talvez mais gente tivesse dúvidas semelhantes vou colocar aqui as minhas dicas. 
  • Cuidado para não aquecer demasiado o leite! Se estiver muito quente vai inibir o trabalho dos fermentos que fazem o iogurte e ele poderá ficar muito liquido. 
  • Uso sempre leite meio-gordo a uma temperatura morna (na bimby usem 37º). Quanto mais quente ele estiver mais probabilidade de criar soro vai ter!
  • Se a mistura for feita na bimby ou no liquidificador, usar a velocidade mais baixa possível e por pouco tempo. No caso de se estar a fazer iogurtes com chocolate, bolacha ou fruta bater primeiro o leite com o ingrediente adicional e só depois adicionar os iogurtes. De preferência usar a função "pulsar" até 3 vezes ou no caso da bimby a velocidade 1.
  • Para quem faz a mistura na bimby ou no liquidificador é normal os iogurtes ficarem com uma espécie de espuma em cima. Isso é produzido pelo acto de bater a grande velocidade.
  • Eu tapo os copos dos iogurtes com as tampinhas antes de ligar a iogurteira. Não fecho completamente as tampas. Apenas as pouso em cima dos copos.
  • Deixo na iogurteira durante 12 horas e depois vão para o frio.
  • Não uso leite em pó! Dizem que fica mais saboroso ou sólido mas eu não acho que faça diferença e só encarece o produto final.
  • Uso uma relação de dois iogurtes naturais para cada 800ml de leite. Não usar iogurtes cremosos se quiserem um iogurte mais sólido. E quanto mais básico for o iogurte (eu prefiro os de marcas brancas) melhor!
No fundo, fazer iogurtes é um processo de tentativa e erro. Cada iogurteira é diferente e devemos testar várias possibilidades até acertar no ponto que queremos!
Se tiverem outras perguntas estejam à vontade para perguntar ;)
publicado por criatividade-em-movimento às 08:13
De Telita a 22 de Maio de 2013 às 00:39
Sempre usei leite em pó. Uso o Molico magro (que foi o mais barato que encontrei). Hei-de experimentar fazer sem o leite em pó.

pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Este post é de 2010 e já não participo em feiras d...
Boa noite. Será que me podia ajudar a encotrar fei...
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
blogs SAPO