Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
18
20
21
23
25
27
29
arquivos
Posts mais comentados
24
Ago
11

Há dias recebi um mail a perguntar se recomendo as revistas nacionais de Decoração de Bolos.

 

Em primeiro lugar quero dizer que eu não sou nenhuma especialista no assunto e estou apenas a começar a aprender. Além disso eu só conhecia uma revista portuguesa sobre o assunto.

 

Pesquisei nas lojas e encontrei estas duas.

 

 

A Cake Design é a que já conhecia e por acaso tenho o número relativo ao Dia dos Namorados. A outra só vi agora.

 

O que achei? Um bocadinho pobres. Alguns dos bolos têm demasiadas imperfeições para aparecerem numa publicação. Pelo menos na minha opinião. Também acho que ensinam muito pouco e para quem souber um bocadinho e conseguir ver com atenção as fotos de passo-a-passo vai notar que faltam alguns passos importantes ou mesmo são alterados.

 

Por exemplo, muitas vezes usam moldes de silicone mas dizem que fizeram determinada forma à mão. Isso pode levar pessoas com menos experiência a pensar que não conseguem fazer algo tão perfeito.

 

O que também não gostei foi o preço! Pelo preço de dois meses destas duas revistas consegue-se comprar um bom livro estrangeiro no Book Depository. Aliás às vezes até por bem menos! O problema para alguns poderá ser o inglês mas com a quantidade de imagens que têm continuo a achar que as revistas ainda não são essas maravilhas.

 

Para terminar, se estas revistas seguirem o modelo das outras das mesmas editoras mas para artesanato, quem apresenta os bolos nas revistas paga por participar na edição. E não paga tão pouco quanto isso! Ou seja, fazem publicidade ao seu produto e divulgam os seus espaços mais do que ensinam.

 

De qualquer forma, recomendo que vejam com atenção as revistas e se houver algum número que tenha boas ideias que vos inspirem. Comprem esse número. A assinatura anual é que penso que não compensa.

 

E vocês o que acham das revistas?

publicado por criatividade-em-movimento às 08:37
De Paula a 24 de Agosto de 2011 às 10:17
Hoje em dia compro muito poucas revistas ou mesmo nenhumas e por vários motivos. O preço é geralmente elevado, pouco conteúdo, muita publicidade e muita repetição. Às vezes compro revistas de culinária ou de artesanato em segunda mão quando algo me interessa, são muito mais baratas e posso folheá-las para ver se me interessam ou não. Para além disso é tão fácil hoje em dia encontrarmos seja o que for na Internet que as revistas têm que ser realmente muito boas para atraírem potenciais compradores.

Concordo contigo quando dizes que com o preço de uma revista podes comprar um bom livro.
De Anónimo a 25 de Agosto de 2011 às 21:06
perfeitamente de acordo!! Temos excelentes artistas mas as revistas que andam por aí são simplesmente COMERCIAIS!! Mas pelo menos dá para criticar!!!!!... dá para falar coa as pessoas e dizer que há melhor do que aquilo, por isso não é assim tão mau elas existirem!
De Ana a 27 de Agosto de 2011 às 10:22
Acho que é mais fácil criticar de forma destrutiva do que construtiva... e ideias para melhorar as revistas que até são feitas cá em Portugal??? Não? Era bem melhor... como deve ter visto não há mais nada deste estilo no mercado, logo entendo que também eles andam a dar os 1ºs passos no assunto... e que tal ajudar? Ou será melhor ir directo para o estrangeiro e assunto resolvido? Quem critica ou tem que saber fazer melhor ou tentar ajudar a fazer melhor... Fazem-se coisas tão boas por cá porque não apostar??? Toca a enviar sugestões para a editora pode ser que as coisas melhorem.


 
De criatividade-em-movimento a 27 de Agosto de 2011 às 10:53
Olá Ana,

A minha critica não é nada destrutiva ao contrário do seu comentário! Faço uma critica enquanto consumidora e enquanto observadora e não me compete estar a enviar e-mails a todas as revistas das quais tenho algo a apontar.

Além disso posso lhe dizer por experiência com outras revistas dos mesmos editores que a resposta deles seria ou nula ou então a convidar-me para estar presente numa das próximas edições em troca de um pequeno "salário" pago por... mim à revista!!!!!

Quanto às "coisas boas que se fazem por cá" mostre-me quais são para eu apostar! Há por aí muita gente que faz muita coisa bonita e perfeita seja nos bolos ou noutras áreas. O problema é que é sempre o mesmo! Não querem ensinar para não ganhar concorrência.

E já agora... será que a Ana não é uma das que publica e publicita numa das revistas? É que a avaliar pela forma como escreve parece muito zangada com a minha crítica e acaba por atacar uma crítica completamente pacifica e nada destrutiva? Se calhar, deverá aprender com as suas palavras!

E vamos aprender coisas sim! A começar pelo exemplo dos autores estrangeiros que ganham dinheiro sim, mas ensinam quem compra as suas edições a fazer algo! Por cá, infelizmente, vi isso pouquíssimas vezes.

Obrigada pela visita e pelo comentário.
De Ana a 27 de Agosto de 2011 às 19:13

O que escrevi não foi para ofender ninguém, não estou zangada, nem mesmo publico nada nas ditas revistas... não sei fazer nada disto e nem quero, apesar de ser uma apreciadora desta arte.

O meu comentário foi apenas porque este espirito de que em Portugal nada vale a pena e que o saber está todo fora de "portas" não é de todo "a opção" certa... e por isso dei a minha opinião.

Continuo a achar que se deve ajudar e incentivar e se acha que não vão no bom caminho porque não ajudar? O que se ganhar em destruir?
De criatividade-em-movimento a 28 de Agosto de 2011 às 23:22
Ana,

Temos opiniões bastante diferentes. Eu nunca disse que em Portugal nada vale a pena. Mas quando a questão envolve dinheiro eu prefiro investir em qualidade! Não me parece que os produtos em questão o tenham para o preço que estão a pedir!

É apenas a minha opinião e uma vez que este blogue é o meu espaço aberto eu aqui falo sem censura!

Simplesmente emito a opinião que tenho e vem ler e concorda quem quer.

pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Este post é de 2010 e já não participo em feiras d...
Boa noite. Será que me podia ajudar a encotrar fei...
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
blogs SAPO