Depois de ter mostrado uma das minhas mega poupanças aqui no blogue recebi alguns pedidos para explicar como se consegue essas poupanças tão grandes. Bem a maior parte da explicação está lá para aqueles casos específicos! Mas entendo que se calhar o que vos falta saber é como planeo as compras... estarei certa?
Então é assim! Em primeiro lugar eu (ainda) não faço inventário doméstico no sentido amplo da expressão. Ou seja, não uso uma folhinha onde está anotado tudo o que tenho e que quantidades! Mas por acaso ando a planear experimentar a ver se resulta comigo. O que eu faço é planear as compras antes de sair de casa.
Para isso eu uso:
- folhetos dos supermercados da zona onde vivo
- dossier dos vales de desconto
- talões de desconto Minipreço (MP)
- bloco, caneta e máquina calculadora
Depois vejo as promoções que têm em cada um dos folhetos e até quando duram! Pesquiso na internet se há folhetos mais recentes das lojas para planear futuras compras. Um bom lugar onde gosto de pesquisar é no Dona de Casa Actualizada porque lá tem sempre os alertas de quando sai um novo folheto ou uma promoção muito boa! Mas também visito os sites do Continente, Jumbo e Minipreço que são os supermercados onde mais compro.
Depois enquanto vejo as promoções eu faço estas perguntas:
- Uso este produto mesmo que de outra marca mais barata?
- Preciso de o comprar ou já tenho bastante quantidade em casa?
- Tenho um vale para maximizar a poupança?
- O preço final com todos os descontos vale a pena?
Se chegar à 4ª pergunta e a resposta for sim então esse produto vai para a lista de compras e também anoto o valor pelo qual o vou comprar. Depois de tudo analisado e da lista pronta eu faço a soma para ver se o total está ou não dentro do meu orçamento e se posso comprar tudo. Se achar que o valor está exagerado vejo quais dos produtos me fazem menos falta pois tenho ainda de contar com os produtos que faltam em casa e não estarão em promoção.
E então como se faz as contas todas direitinhas? Vamos ver com exemplos de folhetos que estão em vigor esta semana ;)
Em primeiro lugar vou falar da possibilidade de aproveitar a campanha Marcas que Valem Mais que oferece a devolução de 50% do valor gasto na compra de produtos das marcas Persil, Sonasol, X-Tra e Completo. Nota: o valor devolvido é depois de descontado qualquer valor de desconto em cartão, talões ou vales até a um limite de 50€ por lar. Mais informações no site.
Primeiro exemplo:
Equação de Poupança: 6,98 - 50% = 3,49/2 = 1,745€ a unidade
Terceiro exemplo: