Quer esteja a passar por um momento de necessidade de cortar nas despesas lá de casa ou não, se já é cliente de uma determinada operadora de telecomunicações pense em renegociar o valor que paga actualmente.
Comece por pesquisar um pouco os custos da concorrência para saber do que fala quando for pedir um preço mais atrativo. Depois escreva um email ou telefone para a linha de apoio ao cliente (geralmente gratuita) para pedir um plano melhor adquado às suas necessidades.
Se tem Tv por cabo avalie se realmente precisa de ter tantos canais. Quantos das dezenas que tem realmente vê? Algumas operadoras já possuem um pacote básico onde é possível "comprar" apenas alguns canais à parte. Pode parecer pouco mas às vezes pode resultar numa poupança considerável no orçamento familiar.
Para quem tem canais premium como os de desporto, filmes ou infantis, ponderem se realmente compensam o custo. Por exemplo o vosso marido é fanático por futebol e não pode ficar sem Sport Tv! Vejam se na família há mais alguém que viva próximo com essas condições e ponderem se não seria melhor em dias de grandes jogos fazer uma reunião familiar em casa de um e todos viam o jogo. O valor da mensalidade do canal seria repartida por todos assim como as minis e os petiscos a levar para o dia dos jogos para estarem todos entusiasmados a ver os grandes jogos!
Por exemplo, eu não tenho qualquer serviço de televisão paga em casa. Praticamente não vejo televisão em casa. É muito raro e a pouca que vejo quase se resume a telejornais. Além disso vejo filmes e séries mas como na Tv nunca passam a horas que eu possa ver (a desvantagem de ser trabalhadora-estudante e dona de casa!) prefiro ver no DVD e assim vejo quando quero e posso! Claro que nem toda a gente pensa assim mas acredito que devem avaliar que canais realmente costumam ver e se vale a pena ou não ter o serviço de Tv paga ou ter o serviço que actualmente têm.
Seja qual for a sua operadora tente que lhe reduzam o valor que paga ou lhe sejam oferecidos mais serviços pelo preço que actualmente paga. Claro que isto apenas funcionará se já for cliente há algum tempo. Por norma a partir do final do 1º ano de contrato as operadoras já estão dispostas a negociar para não perder clientes.
Se tiver contratos diferentes para telefone, internet e televisão pondere as opções de tudo em um. Normalmente ficam consideravelmente mais baratas e por vezes até com melhor serviço. E depois têm como vantagem de serem mais fáceis de negociar suplementos ou baixas de preço. A desvantagem é que quando um serviço falha normalmente... falham todos!
Mesmo para quem não tem Tv paga (como eu!) existe a possibilidade de baixar um pouco o preço das mensalidades. Podem por exemplo aproveitar as mesmas campanhas que as novas adesões benificiam. Normalmente são por periodos limitados no tempo é verdade... mas ajudam a poupar. E se poderem poupar 5€ por mês durante 3 meses no final serão 15€ poupados, um valor (geralmente) próximo de uma mensalidade!
Ponderem sempre as mudanças com calma. Por vezes as operadoras vão vos oferecer mais serviços que no momento podem parecer vantajosos mas que no futuro poderão trazer mais encargos. É o caso dos primeiros meses grátis. Se quiserem mesmo experimentar, certifiquem-se dos valores a pagar após o periodo experimental e qual o período de permanência obrigatória. Não saltem logo a dizer que aceitam só por é gratuito!
Boas negociações!