Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
23
30
31
arquivos
Posts mais comentados
26
Out
11

Muita gente me tem perguntado se faz diferença usar fermento biológico fresco ou seco na MFP. Pela minha experiência, e apenas com isso como base, não há diferença. Ambos funcionam!

 

Qual a diferença então! Para mim o preço e a forma de armazenar! Por norma, o fermento biológico seco é mais caro mas o fresco tem a desvantagem de ter um prazo de validade mais curto.

 

 

Existem muitas marcas de fermentos secos no mercado. Eu já experimentei umas quantas diferentes e até agora não tenho queixa de nenhuma. Agora estou a usar um que comprei na Casa Januário. É uma embalagem de 500gr que me custou 4€! Fica muito mas muito mais barato que comprar aqueles pacotinhos individuais nos supermercados! Além disso faço pão pelo menos duas vezes por semana, fora quando faço pizza ou outras massas. Por isso compensa-me comprar assim esta quantidade. Conserva-se bastante tempo e o principal cuidado que se deve ter é de não o guardar perto de locais húmidos.

 

Podem comprar qualquer dos fermentos nos supermercados. Por normal o fermento seco encontram junto das farinhas, fermento químico e preparados para bolo. O fermento fresco costuma estar junto da padaria/pastelaria nas arcas frigoríficas. Para quem tiver acesso a lojas de produtos para padaria e pastelaria também costumam encontrar por lá.

 

E como converter a quantidade de fermento fresco em seco e vice-versa? Bem segundo o que eu andei a ler pelo cibermundo o fermento seco é mais "concentrado" que o fresco e por isso é preciso uma menor quantidade. A razão é de sensivelmente 1/3 de seco para uma determinada quantidade de fermento fresco. Para ser mais fácil deixo aqui algumas medidas básicas. As outras basta usarem multiplos ou a calculadora ;)

 

fermento fresco <-> fermento seco 

10gr     =      3gr

15gr     =      5gr

20gr     =      7gr

30gr     =     10gr

 

Se tiverem mais alguma questão, deixem nos comentários sff ;)

publicado por criatividade-em-movimento às 08:29
De Mundo das Receitas a 26 de Outubro de 2011 às 10:00
Costumo usar tanto o fermento seco como o fresco.
Normalmente quando faço pão na Máquina de Pão gosto de usar o seco e quando não utilizo o pacotinho todo congelo o restante, pois tenho a ideia que o pacotinho de fermento seco depois de aberto não tem um grande prazo de validade.
Quando faço pão na Bimby utilizo o fermento fresco e também o congelo logo depois de o comprar.
Beijinhos e obrigada pelas dicas de poupança.
Belinha
De criatividade-em-movimento a 26 de Outubro de 2011 às 20:57
O fermento seco não há necessidade de congelar. Quando muito coloco no frigorifico.
O fermento fresco é que prefiro congelar.
De Ondina Maria a 26 de Outubro de 2011 às 12:30
Vou passar pela casa januario ainda hoje. É que realmente assim o fermento sai muito mais barato e como também faço pão 2 vezes por semana, mais alguns extras como pizzas, vai resultar muito. Obrigadissima pela dica preciosa de poupança!
De criatividade-em-movimento a 26 de Outubro de 2011 às 21:01
De nada! Compensa muito!

pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Este post é de 2010 e já não participo em feiras d...
Boa noite. Será que me podia ajudar a encotrar fei...
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
blogs SAPO