Para o meu aniversário (que foi na 5ª feira mas festejado no Sábado) eu sabia que queria um bolo diferente e feito por mim! Como não tenho grande jeito para a pasta americana (acho lindos os bolos assim) tive de apelar a outro tipo de imaginação!
E foi assim e com algumas pesquisas na internet que acabou por surgir o meu Bolo de Areia. A inspiração veio essencialmente daqui e daqui.
A minha versão ficou assim!
A minha versão ficou assim!
A receita adaptada foi feita em 3 momentos distintos. Vou deixar as quantidades que usei para estes três baldinhos (era bastante gente no sábado) mas reduzam conforme a necessidade ;-)
Ingredientes:
- 6 ovos
- 300gr de açúcar
- 180gr de farinha integral
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
- 2 colheres de sopa de leite
- Óleo em Spray para untar Espiga
- 4 embalagens de pudim de baunilha (usei Boca Doce)
- 2 litros de leite
- 12 colheres de sopa de açúcar
- 1 pacote de bolacha maria
- gomas e chocolates com motivos marinhos para decorar
Comece por fazer o bolo. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar até formar uma gemada. Junte a farinha com o fermento e aos poucos junte as claras em castelo. Para ficar mais fofo use a velocidade mais lenta da sua batedeira. Adicione as 2 colheres de sopa de leite e a água de flor de laranjeira. Leve ao forno num forma baixa untada com óleo em spray por cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito para confirmar que está cozido.
Enquanto o bolo coze, coloque as bolachas na picadora ou robot de cozinha e rale até ficarem bem fininhas semelhante a areia. Reserve.
Com o bolo já cozido, desenforme e corte em cubos pequenos. Coloque no fundo do balde (ou baldes) de plástico.
Prepare os pudins. Sugiro que preparem 2 de cada vez pois é mais fácil. Façam de acordo com a embalagem. Eu misturo sempre o preparado para o pudim e o açúcar com um pouco de leite à parte e depois junto restante leite quando ferver. Assim não corro tanto risco que pegue ao tacho.
Quando estiver pronto despeje em cima do bolo. Faça esta operação lentamente pois como o bolo não está inteiro terá tendência para subir. O ideal é que se faça aos poucos para que dê tempo de ir endurecendo e juntando as várias partes.
Vá fazendo camadas de bolo e pudim até encher a quase totalidade do balde e termine com uma camada uniforme de pudim.
Por cima coloque as bolachas finamente raladas que imitaram a areia. Decore com gomas em forma de peixe e conchas e búzios de chocolate belga.
Use as pás dos baldinhos para decorar e também para servir o bolo.
No meu caso como era um bolo de aniversário juntei-lhe duas velas com motivos marinhos mas se for para uma outra festa ou ocasião podem dispensar este detalhe.
NOTA: Como é óbvio eu usei baldes de praia completamente novos e lavei-os muito bem antes de montar o bolo lá dentro. Foi difícil de os encontrar nesta altura do ano mas consegui :)