Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
16
17
19
21
22
23
25
28
29
30
arquivos
Posts mais comentados
15
Mai
10
Estive a ler um artigo do site Real Simple e como era muito bom resolvi passar algumas ideias para cá! É que eu bem preciso que a minha cozinha sofre horrores com a minha desorganização :D
  • Colocar os artigos mais usados numa base giratória num local acessível (alto tipo isto)
  • Os livros de culinária devem estar longe de locais húmidos e quentes como são o frigorífico e o forno por exemplo mas podem ser colocados à vista 
  • a loiça mais usada deve ficar nas prateleiras mais baixas enquanto que a usada ocasionalmente deverá ficar nas mais altas.
  • Agrupar os utensílios e loiça por propósito (por exemplo os tachos todos juntos num só armário ou os utensílios mais usados num vaso junto ao fogão)
  • manter os sacos plásticos e rolos de película aderente ou alumínio juntos e próximos do frigorífico para ser mais fácil de guardar as sobras de comida.
  • os organizadores de gavetas facilitam a organização dos utensílios para assim demorar menos tempo a encontrar cada um dos objectos procurados.
  • organize a sua despesa (aquela coisa que eu não tenho sniff) colocando os artigos por categoria. Leites e natas num local, farinhas e massas noutro...
  • Use um organizador de porta com bolsas transparentes (por exemplo aqueles para sapatos) para organizar pequenos itens na despensa ou cozinha
E estas são apenas algumas das ideias que aparecem no artigo. Aquelas que me pareceram mais úteis mas como depende de cada um podem sempre ler o artigo na integra lá no site.

E vocês têm alguma sugestão boa para organizar ou manter a cozinha organizada?
publicado por criatividade-em-movimento às 00:35
De luarte a 15 de Maio de 2010 às 09:22
Gostei deste artigo :)
Por acaso não tenho muitas razões de queixa contra a minha pessoa. A pouco e pouco vou tendo mão na desorganizada que há em mim e tem resultado bem, apesar de às vezes a minha vontade andar completamente desvairada :P
Tapperwares tenho tudo numa mesma gaveta. Tachos e tampas a mesma coisa. A loiça mais a uso está mais à mão e a menos a uso coloco em locais mais altos. Também uso organizadores para poder empilhar mais pratos e assim conseguir arranjar mais espaço.
Em cima da bancada optei por ter tudo quanto é tesouras de cozinha, colheres de pão e colheres grandes de servir. Tenho tudo isto junto ao fogão em dois recipientes separados. Para mim esta solução é muito boa porque são coisas que estou sempre a usar e colocadas na vertical poupam-me muito mais espaço do que se as tivesse arrumadas na horizoontal numa gaveta. Além disso dá um ar rústico à cozinho e eu gosto disso.
Depois em cima da bancada não tenho uma base dessas giratórias, mas tenho um individual de palhinha redondo onde coloco em cima os objectos que preciso de ter sempre à mão também (a ideia do uso do individual foi mesmo limitar o espaço onde essas coisas devem estar e evitar que andassem espalhadas pela bancada). Aí tenho o suporte com as minhas facas de cozinha, a garrafa de água, o açucareiro e o rolo de cozinha. Tal como tu também não tenho despensa, tenho é despenseiro. Lá dentro não tenho frascos. Optei por os ter cá fora em prateleiras que coloquei. Esses frascos só guardam massas, arroz, feijão e café que tenho mais a uso. Gosto de os ter expostos, dão um ar muito caseirinho à cozinha. Dentro do despenseiro optei por guardar as embalagens dos alimentos que podem ficar empilhadas ou mais espremidas umas contra as outras (o que não dá de maneira nenhuma com os frascos. Assim sobra-me mais espaço para outras coisas que preciso. Tento que as prateleiras estejam por secções. Numas guardo as especiarias, noutra massas, arroz e feijão, etc... Assim é mais fácil para mim procurar quando preciso de alguma destas coisas.
Optei por ter cá fora um daqueles carrinhos com divisórias onde guardo as batatas, cebolas, alhos, etc... Estes alimentos fechados acabam por se estragar mais depressa. Como tenho varanda, optei por comprar uma armário de exterior para guardar tudo quanto é detergentes e artigos de limpeza. É com estas soluções que tenho conseguido manter a organização na cozinha.
Beijinhos :)
De Paula a 17 de Maio de 2010 às 14:57
Gostei das dicas e do link para o site original que parece ser bem interessante. Tento sempre o mais possível manter as coisas agrupadas para saber sempre onde estão como, por exemplo, tachos todos só num armário, caixas plásticas noutro etc.
De Orquídea a 17 de Maio de 2010 às 15:02
@Luarte quantas ideias! Algumas acho que vou copiar... vamos ver quando :D

@Paula eu também tento mas não consigo lá muito bem e costumo meter as culpas para os armários minúsculos lol
De farruska a 17 de Maio de 2010 às 15:28
tem piada que acabei por seguir mais ou menos o artigo sem o ter lido antes:D
tenho duas gavetas para talheres, uma com os usados diariamente , sejam de mesa sejam de cozinha (facas, etc), a outra com os que são usados muito ocasionalmente. Mais uma gaveta funda com divisórias tipo as do exemplo (neste caso compradas no ikea) com os panos e toalhas de loiça, os suportes de tachos e tábuas de cozinha; na outra gaveta funda estão todos os electrodésticos e ajudantes de cozinha que são usados quando o rei faz anos (maquina de waffles, varianha magica e batedeira, balança, etc etc);
aproveitámos um canto e inventámos um armario com uma prateleira, de um lado estão os tupperwares e as garrafas de água, do outro lado a comida do farrusko (que compro em quantidades industriais);
em vez de despensa temos um armário alto one incrivelmente cabe tudo e ainda sobrou uma gaveta. Em vez de prateleiras pusémos gavetas para se ter acesso mais fácil às coisas. Neste armário temos na parte de baixo tudo o que é pra ficar em stock (açucar, arroz, azeite, café, enlatados, etc); na parte de cima temos a gaveta das gulodices (:-D) e noutra os papeis de cozinha, aluminio, etc e guardanapos de papel.
transformámos um armario baixo de prateleiras com cestos-gaveta só para as panelas e tabuleiros de ir ao forno e em baixo outro armario para os cestos do lixo e pá/vassorinha;
Nos armarios de cima temos o microondas e por cima fica guardada a maquina do pão e iogurteira. Um armario minusculo ao lado e por cima da maquina do café, onde guardamos precisamente as chavenas de cafe/capuccino e os pratos e talheres e copos do T. outro armario pequeno só com a comida do T. Por cima da placa temos o exaustor embutido num armario, onde ficam guadardas todas as especiarias , inclusive metemos uma prateleira de metal na porta por dentro pra ficarem sempre a jeito aquelas que usamos mais; e finalmente a loiça está dividida por dois armários, adoptando precisamente o esquema de estar em baixo a que se usa mais;
a disposição da cozinha obriga a que tenhamos passado a ter menos espaço de bancada de cozinha por isso na bancada só tenho os utensilios de cozinha (colheres de pau, yada yada) metidos num assador de castanhas de barro (:-D) de um lado da placa e do outro lado temos ao invés dessa base giratoria o FÖRHÖJA vendido como organizador de talheres, onde tenho os azeites, vinagres, saleiro e pimenteiro sempre à mão.
De Orquídea a 17 de Maio de 2010 às 15:35
Eu estou a roer-me de inveja da quantidade de gavetas e etc e tal que a tua cozinha tem mas tirando isso... adorei a ideia do organizador de talheres... Mas não digas nada ao N. senão ele diz que eu não posso estar sozinha que as ideias saltam lol
De xanó a 17 de Maio de 2010 às 19:40
Olá amiga

Obrigada por esta partilha , são conselhos simples mas muito úteis,Obrigada pelos conselhos no meu post , adoro seus comentários
Beijocas da Xanó
De Elisabete Affonso a 26 de Maio de 2010 às 15:20
nossa adorei seu blog, parabéns pelas excelentes idéias, já virei super fã e seguidora, bjs
De Orquídea a 26 de Maio de 2010 às 16:02
Xanó
Obrigada você por passar sempre cá...

Elisabete
Volte sempre ;-)

Beijos

pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Este post é de 2010 e já não participo em feiras d...
Boa noite. Será que me podia ajudar a encotrar fei...
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
blogs SAPO