No passado sábado fui à Horta da Formiga fazer um curso de Compostagem Caseira que é patrocinado pela Lipor e do qual já tinha falado aqui.
Sendo muito sincera, a compostagem não me interessa muito pela simples razão que quem mora num apartamento (sem varanda snif) não tem grandes hipóteses de o fazer... e apenas por essa razão! Mas a Lipor apenas autoriza fazer os cursos de culinária a quem primeiro fizer este e como saber não ocupa lugar lá fui eu fazer o cursinho!
Além de ter aprendido alguns princípios básicos sobre a compostagem também tive a oportunidade de visitar a Horta da Formiga (integrada na Lipor) e o seu enorme jardim de ervas aromáticas! Foi bom estar em contacto com a natureza e poder tocar nas plantas, sentir-lhes o cheiro, ver os pequenos animais que lá habitam e que não prejudicam as plantas...
O que aprendi sobre compostagem? Aprendi o que se pode e não se pode colocar na caixa de compostagem! Por exemplo, não podemos colocar comida já cozinhada para não atrair ratos e moscas nem os dejectos de animais domésticos. As ervas daninhas também estão fora de questão pois as sementes não serão destruídas e isso só iria proliferar o aparecimento das ervinhas danadas :D
Aprendi também que o café atrai as minhocas que são grandes responsáveis pelo processo de compostagem e que os caracóis também ajudam bastante e que por isso devemos colocar os caracóis que aparecem nas couves dentro da caixa :D
Aprendi que temos de colocar verdes (restos de fruta, legumes, relva...) e secos (folhas secas, palha, ramos) em partes de 1 para 2 para evitar que a matéria orgânica apodreça e faça cheiro!
Por fim aprendi também que não se deve usar o composto mal o retiramos da caixa mas sim deixá-lo maturar num balde ao abrigo da chuva durante pelo menos uma semana e então usá-lo na terra.
Espero que estas dicas ajudem alguém que esteja a pensar fazer, ou já a fazer, compostagem e se poderem façam um cursinho destes porque aprende-se muito!