Este é um blogue onde a criatividade anda sempre activa seja na cozinha, na decoração ou no artesanato. Entre e encontre a sua inspiração.
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
arquivos
Posts mais comentados
13
Out
10
No passado sábado fui à Horta da Formiga fazer um curso de Compostagem Caseira que é patrocinado pela Lipor e do qual já tinha falado aqui.

Sendo muito sincera, a compostagem não me interessa muito pela simples razão que quem mora num apartamento (sem varanda snif) não tem grandes hipóteses de o fazer... e apenas por essa razão! Mas a Lipor apenas autoriza fazer os cursos de culinária a quem primeiro fizer este e como saber não ocupa lugar lá fui eu fazer o cursinho!
Além de ter aprendido alguns princípios básicos sobre a compostagem também tive a oportunidade de visitar a Horta da Formiga (integrada na Lipor) e o seu enorme jardim de ervas aromáticas! Foi bom estar em contacto com a natureza e poder tocar nas plantas, sentir-lhes o cheiro, ver os pequenos animais que lá habitam e que não prejudicam as plantas...

O que aprendi sobre compostagem? Aprendi o que se pode e não se pode colocar na caixa de compostagem! Por exemplo, não podemos colocar comida já cozinhada para não atrair ratos e moscas nem os dejectos de animais domésticos. As ervas daninhas também estão fora de questão pois as sementes não serão destruídas e isso só iria proliferar o aparecimento das ervinhas danadas :D

Aprendi também que o café atrai as minhocas que são grandes responsáveis pelo processo de compostagem e que os caracóis também ajudam bastante e que por isso devemos colocar os caracóis que aparecem nas couves dentro da caixa :D

Aprendi que temos de colocar verdes (restos de fruta, legumes, relva...) e secos (folhas secas, palha, ramos) em partes de 1 para 2 para evitar que a matéria orgânica apodreça e faça cheiro!

Por fim aprendi também que não se deve usar o composto mal o retiramos da caixa mas sim deixá-lo maturar num balde ao abrigo da chuva durante pelo menos uma semana e então usá-lo na terra.

Espero que estas dicas ajudem alguém que esteja a pensar fazer, ou já a fazer, compostagem e se poderem façam um cursinho destes porque aprende-se muito!
publicado por criatividade-em-movimento às 10:38
De dina a 13 de Outubro de 2010 às 18:04
aqui a chique :) também faz compustagem mas sem técnica :P
é mesmo atirando as saladas para uma caixa e esperar que aquilo alguma vez dê adubo :D

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Este post é de 2010 e já não participo em feiras d...
Boa noite. Será que me podia ajudar a encotrar fei...
Em primeiro lugar desejo-te um bom ano 2014!!!Gost...
Um 2014 feliz e cheio de objectivos realizados!Bei...
Destralhar é um processo lento... E muito mais psi...
Não duvido que os consigas realizar todos.És uma m...
Fico feliz por ti, com esse balanço tão positivo. ...
Obrigada, desejo o mesmo para si e para a sua famí...
Receita? Não há receita!É só meter o açúcar na pic...
Olá!Tb adoro o blog da Rita Domingues e tb tenho a...
blogs SAPO